Letreiro

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A Infância de Antoine de Saint Exupéry!

Olá amigos Bem Vindos ao B612! 
 "Todas as pessoas grandes foram um dia crianças... Mas poucas se lembram disso!” Antoine de Saint-Exupéry.



 Hoje eu trouxe algumas curiosidades sobre a Infância do Autor Antoine de Saint Exupéry! Família irmãos, travessuras e muito mais. 

Ficaram curiosos? Então venham comigo, para saber mais sobre a infância do Escritor, aviador e aventureiro Antoine de Saint Exupéry.

 Muito antes de Antoine se tornar aviador e o autor de O pequeno Príncipe, Terra dos homens, Cidadela e todas as suas outras obras de sucesso, Antoine Jean-Baptiste Marie Roger de Saint-Exupéry foi um garotinho loirinho,assim como O Pequeno Príncipe,por isso era chamado carinhosamente de Rei Sol.Antoine nasceu em Lyon, na França, no ano de 1900. Ele tinha origem nobre, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe e neto de Barão, daí o seu nome é tão comprido: na aristocracia Francesa era costume homenagear os parentes da criança dando a ela o nome dos padrinhos.A família Saint-Exupéry descendia de uma linhagem muito antiga,já do século V,e seus ancestrais se chamavam Exuperius (que vem exsuperius “excelente”). 







Antoine de Saint-exupéry em foto com os irmãos: Antoine é o o segundo da direita.


Antoine foi o terceiro filho de cinco crianças: Antes dele, Marrie Madeleine e Simone; depois, Fraçois e a irmã caçula a pequena Gabrielle, apelidada carinhosamente de Didi a irmã mais nova foi à única a ter filhos e deixar descendente. Mas nem tudo é foi alegria, logo a família ficou menor Antoine perdeu seu pai (o conde Jean de Saint-Exupéry sofreu um derrame cerebral em uma estação de trem e faleceu). Antoine com apenas 5 anos de idade já teve que lidar com a ausência paterna.A condessa Marrie ficou viúva aos 28 anos de idade e com cinco filhos Pequenos... Pelo menos ela tinha parentes com condições financeiras para ajudar. A condessa Marrie foi morar com os filhos na propriedade do avô de Antoine o castelo de La Mole na Provença,que fica na no Sul da França,uma região muito linda onde as crianças podiam conviver com a natureza e muitos animais,inclusive carneirinhos ( em minha opinião esse pode ser o motivo da presença dos carneiros na historia do pequeno Príncipe). No castelo,a Condessa Marrie deu uma ótima criação para as crianças e uma educação esmerada,já que a condessa era uma artista de mão cheia tocava piano,pintava,além de escrever poesias. Marrie fazia questão de passar essa boa educação a seus filhos - Antoine, por exemplo desde pequeno aprendeu a tocar violino e manifestou muito interesse em desenho, o que explica o seu talento para ilustrar o livro O Pequeno Príncipe.Além disso o avô materno também gostava de ler contos antigo as crianças todas as noites.
Porém o pequeno Rei Sol precisou conviver com mais uma perda o avô querido também se foi e novamente a condessa Marrie e os filhos tiveram que se mudar. Dessa vez eles foram morar com a madrinha de Marrie, a tia Tricaud que também era uma Condessa e não tinha filhos e que costumava passar um longo período do ano em seu castelo de Saint-Maurice de Rémens que ficava a quarenta quilômetros de Lyon.


Castelo de Saint-Maurice-de-Rémens,a quarenta quilômetros de Lyon,onde Saint Exupéry passava as férias com a família. O piloto escreverá em Terra dos Homens: " Havia em algum lugar um parque cheio de pinheiros escuros e Tílias e uma velha casa que eu amava.Pouco importava que estivesse afastada ou próxima,que não pudesse nem me esquecer a carne nem me abrigar,reduzida agora ao papel de sonhos. bastava que existisse para encher minha noite de sua presença".



Foi nesse belo castelo, que Antoine e seus irmãos tiveram os dias mais belos de suas vidas, com as brincadeiras que inventavam e os passeios de bicicleta nos arredores. Esses momentos e esse lugar permaneceram nas lembranças de Antoine e, num de seus livros, ele chegou a dizer “Sou da minha infância como de um território”. De fato,Antoine dava muito valor a fase da infância  por esse motivo dedicou O Pequeno Príncipe a Léon Werth, mas fez questão de dizer que era para a criança que seu amigo foi um dia.
 Como qualquer criança, Antoine e seus irmãos aprontavam muitas travessuras, no castelo deSaint-Maurice, Antoine e seus irmãos inventavam mil travessuras e uma noite chegaram até a subir no telhado do castelo! Antoine já aprontou uma boa com sua bicicleta,ele amarrou um lençol no guidão e saiu pedalando bem rápido,tentando voar com sua bicicleta,é claro que sua ideia não deu certo.

As crianças também tinham como passatempo andar de bicicletas nas mediações do castelo e um dia pedalando, Antoine e sua irmã caçula, a Didi foram parar em lugar chamado Ambérieu, onde alguns pilotos estavam fazendo experiências com modelos de aviões muito recentes. O garoto ficou tão encantado por aquelas maquinas e pelos hangares que serviam de oficina que não saia mais de lá. ( Mas claro,ele desobedecia sua mãe e ia escondido,por que a condessa Marrie já o tinha proibido de chegar perto daquelas engenhocas perigosas). Mesmo assim o Pequeno Rei Sol continuo visitando o lugar, até que um dia convenceu dois irmãos Pilotos a levarem-no para um passeio de avião.
 Então,quando o pequeno Antoine de Saint-Exupéry tinha apenas doze anos, realizou seu sonho e voou com Gabriel Woroblewsky. Esse foi considerado “seu batismo no ar”,em 1912. Esse sem dúvida foi um dos dias mais felizes de sua vida! A experiência o deixou tão encantado que o pequeno rei Sol escreveu um poema sobre aviões que chegou a ser publicado no jornal da escola.
 "Les ailes frémissaient sous le souffle du soir./ Le moteur de son chant berçait l'âme endormie / Le soleil nous frôlait de sa couleur pâile." "As asas tremiam sob o sopro da noite/ O motor, com seu canto, acalentava a alma adormecida, / O sol nos tocava com sua cor esmaecida."
(Tradução de Mônica Cristina Corrêa - posfácio do livro O Pequeno Príncipe, Companhia das Letras).
 Então o Pequeno Rei sol cresceu e aprendeu a pilotar aviões, mas nunca esqueceu a fase da Infância.
Antoine se tornou piloto e escritor,publicou várias obras famosa  e também foi o autor da Historia mais amada do mundo O pequeno Príncipe.







Curiosidades:


O irmão mais novo de Antoine faleceu jovem aos 15 anos,e deixou a ele sua bicicleta.


Além de rei sol Antoine foi chamado de Tonio


aos 12 anos voo pela primeira vez.

Antoine costumava dizer que o castelo Saint-Maurice-de-Rémens havia Excesso de doçura


 Finalizo com uma bela frase e fotos de Antoine de Saint Exupéry.


 “ O Problema não é crescer é esquecer”







Fonte de Pesquisa

O Pequeno Príncipe companhias das letrinhas

Zé Perry a passagem do Pequeno Príncipe no Brasil.

O piloto do pequeno Príncipe

Beijos,estrelados até a Próxima!




2 comentários:

  1. Eu queria tê-lo conhecido só para fazer um milhão de perguntas sobre a personalidade do Pequeno Príncipe xD
    Você já leu "Cartas do Pequeno Príncipe"? (obvio q ja kkk)
    Então, pela forma toda amor que ele escreve eu iria sequestra-lo kkk ><
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lolivlet Eu também queria tê-lo conhecido,Ele deve ter sido uma ótima pessoa! Um príncipe de verdade que morou em um castelo XD!

      Excluir

Estamos aceitando apenas comentários de pesoas com contas googles. Todos os comentários estão sendo moderados.